Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Senado aprova MP que beneficia operadoras de planos de saúde

Texto original trata de mudanças tributárias para multinacionais e abertura do Refis, mas inclui o afrouxamento de multas a empresas do setor de saúde

Publicado por Fernanda Favorito
há 10 anos

Getty Images

O Senado aprovou na noite desta terça-feira (15) a Medida Provisória 627, que apresenta mudanças tributárias para multinacionais brasileiras no exterior e reabre o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) para alguns setores da economia.

Além disso, o texto traz um afrouxamento na punição das operadoras de planos de saúde. A inclusão do tema, sem nenhuma relação com o texto original da MP, foi feita antes de o texto ser aprovado na Câmara. Os deputados aprovaram esse benefício e o texto seguiu para o Senado.

Segundo o texto da MP, até 31 de dezembro as operadoras de planos de saúde que tiverem cometido várias infrações da mesma natureza terão de pagar apenas a multa de maior valor. Por exemplo, se a empresa tiver de 2 a 50 infrações iguais, pagará apenas duas multas. Se forem de 51 a 100 multas, a cobrança será de quatro multas. Acima de mil infrações serão cobradas 20 multas.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem divulgado desde 2012 listas de planos de saúde suspensos por não atender a requisitos mínimos.

Agora o texto segue para sanção presidencial. Espera-se que a parte do texto referente as operadoras seja vetada pela presidente.

Tributos das empresas

O texto aprovado pelos senadores estabelece o prazo de oito anos para as empresas recolherem os tributos que incidirão sobre o lucro no exterior. A primeira parcela deve corresponder a 12,5% do lucro apurado e não distribuído. O restante será diluído ao longo dos oito anos.

As empresas que optarem pelo novo regime já deverão aplicá-lo no balanço do primeiro trimestre. As novas regras na tributação de controladas e coligadas foram propostas na intenção de resolver impasse judicial de mais de uma década.

A proposta alterada na Câmara incluiu vários outros assuntos sem relação com a matéria principal.

Fonte: Ig com Reuters e Agência Senado - http://economia.ig.com.br/2014-04-15/senado-aprova-mp-que-beneficia-operadoras-de-planos-de-saúde.ht...

  • Sobre o autorProfissional de Aviação Civil
  • Publicações537
  • Seguidores1258
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-aprova-mp-que-beneficia-operadoras-de-planos-de-saude/116556001

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)