Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Resgate de avião encontrado no PA depende de perícia no local da queda

Mau tempo atrasou chegada de técnicos do Seripa ao local do acidente. Avião desaparecido no dia 18 de março foi encontrado nesta terça-feira, 22

Publicado por Fernanda Favorito
há 10 anos

Avio foi localizado na noite de tera-feira 22 Foto Divulgao Polcia Militar

Avião foi localizado na noite de terça-feira (22).(Foto: Divulgação / Polícia Militar)

O resgate do bimotor Beechcraft Baron, que caiu a cerca de 20km de Jacareacanga, no oeste do Pará, será realizado somente nesta quinta (24) após o local da queda ser periciado por técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa). De acordo com o chefe da operação de resgate, Major Tito, do Corpo de Bombeiros de Itaituba, o mau tempo atrasou a chegada dos técnicos do Seripa à região. "A ideia era começar a operação hoje (dia 23), mas no local do acidente as condições climáticas não estavam favoráveis", disse o Major.

A aeronave, desaparecida desde o dia 18 de março com cinto pessoas a bordo, foi localizada na noite de terça-feira (22) em uma área de difícil acesso. De acordo com amigos e familiares dos passageiros, não há sobreviventes, mas a Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não confirmou informações a respeito das vítimas.

"Hoje eu sobrevoei o local, é uma área de mata muito fechada nas proximidades do ramal do Jaburu. A aeronave caiu em uma depressão muito grande, praticamente um buraco, em uma inclinação de 60º. Tão logo haja liberação do local por parte do seripa, faremos o procedimento para ter acesso às vítimas", relatou o Major, destacando que a operação terá o apoio da FAB, no transporte dos equipamentos de resgate ao local do acidente.

A pedido da Polícia Civil, peritos do Instituto Médico Legal (IML) de Santarém estão seguindo para Jacareacanga. "Com certeza vai um perito para laboratório que é pra posteriores exames de DNA e coleta, tudo vai ser realizado no nosso núcleo avançado de Itaituba", informou a gerente regional do IML em Santarém, Stael Rejane.

Acidente

O bimotor saiu de Itaituba às 11h40 do dia 18 de março, e fez o último contato com a torre cerca de uma hora e vinte minutos após a decolagem. Ao todo, cinco pessoas estavam no avião: o piloto Luiz Feltrin, as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, e o motorista Ari Lima. Segundo a técnica de enfermagem Rayline Campos, que conseguiu mandar um SMS para o tio antes do avião desaparecer, a aeronave havia apresentado pane nos motores.

Segundo a FAB, a missão de resgate durou 35 dias e envolveu 50 militares. A FAB contabilizou mais de 230 horas de voo e a área coberta ultrapassou a 28 mil km² sobrevoados, equivalente a cinco vezes o território do Distrito Federal, utilizando um helicóptero H-60 Black Hawk, aeronaves P-95 Bandeirante Patrulha e SC-105 Amazonas, além da aeronave de patrulha P-3 AM. O mau tempo na região, especialmente a formação de nevoeiros, a cheia no Rio Tapajós e a vegetação dificultaram os trabalhos.

Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/04/resgate-de-aviao-encontrado-no-pa-depende-de-pericia-no-...

  • Sobre o autorProfissional de Aviação Civil
  • Publicações537
  • Seguidores1259
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações517
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resgate-de-aviao-encontrado-no-pa-depende-de-pericia-no-local-da-queda/117196972

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)