Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Lei do sigilo em investigações de acidentes aéreos, saiba como funciona

Publicado por Fernanda Favorito
há 10 anos

Elaborada pelo próprio Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a lei 12.970 de 2014, surgiu durante as investigações da CPI do Apagão Aéreo. Depois de sete anos tramitando no legislativo, o projeto foi sancionado e se transformou em lei em 9 maio deste ano.

A lei atende um pedido de sigilo de investigação de acidentes aéreos por parte do Cenipa (subordinado à Aeronáutica). O argumento para a aprovação da lei é de que as investigações da Aeronáutica têm como único objetivo a prevenção para que outros acidentes não aconteçam novamente (ao contrário das investigações policiais) e que informações coletadas pelo órgão, como de fontes voluntárias, não têm utilização em inquéritos.

Na época da formulação da lei, a principal reclamação de membros do Cenipa era de que a polícia tinha acesso a todos esses dados e que isso atrapalhava as investigações. “Queremos proteger e não apontar culpados. Com o sigilo de informações, temos a garantia para pessoas que, por exemplo, deem depoimentos voluntários sem que as informações vazem”, aponta o coronel da Reserva da Aeronáutica Fernando Silva Alves de Camargo.

A lei também garante ao Cenipa o poder sobre as informações contidas na caixa-preta do avião, gravações de comunicações entre órgãos de controle de tráfego aéreo, entre outros dados coletados manual e automaticamente.

Caso alguma autoridade policial queira ter acesso às informações contidas pelo Cenipa, um especialista auxiliará para prestar as informações. Caso o órgão não disponibilize essas informações, apenas uma decisão judicial garante o acesso as fontes. A lei também prevê que o juiz tem 72 horas para se pronunciar.

Camargo também aponta que antes mesmo da lei ser sancionada, era preciso uma decisão judicial para a polícia ter acesso à caixa-preta de aviões: “A Convenção de Avião Civil Internacional aponta que qualquer dados coletado em voos só podem ser entregues após decisões judiciais. Já a cumpríamos desde antes da lei”.

Caso seja constatado algum “ilícito doloso relacionado à causalidade do sinistro” durante as investigações, o Cenipa pode repassar as informações à polícia. Também é opcional que o Cenipa continue as investigações mesmo com inquérito policial aberto. Isso está no artigo 88-D da lei: “Art. 88-D. Se, no curso de investigação Sipaer, forem encontrados indícios de crime, relacionados ou não à cadeia de eventos do acidente, far-se-á a comunicação à autoridade policial competente.”

O representante da Aeronáutica complementa que a lei tem mais caráter de proteção as investigações internas do órgão do que atrapalhar as da Polícia. “As investigações da Polícia e da Aeronáutica podem seguir muito bem independentemente. E no possível, nós investigamos em conjunto”, explica.

Por Edgard Matsuki

Fonte.

  • Sobre o autorProfissional de Aviação Civil
  • Publicações537
  • Seguidores1259
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações439
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-do-sigilo-em-investigacoes-de-acidentes-aereos-saiba-como-funciona/133492949

19 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

As empresas areias são as maiores beneficiarias desse sigilo.
Se a falta de manutenções preventiva derrubar uma avião. Isso não deveria ser divulgado?? continuar lendo

mas se tiver indicio de crime, será comunicado a autoridade policial. continuar lendo

Senhores (as), vamos manter os focos de cada órgão. CENIPA tem a função de criar PREVENÇÃO a novos acidentes - por exemplo, indicar a necessidade de melhores pistas, mais treinamento etc - dentro do âmbito aeronáutico; POLÍCIA tem a função de investigar as responsabilidades criminais do acidente. Daí a possibilidade de interação entre os órgãos e a necessidade de explicação dos dados por especialistas, e a necessidade de proteção de depoimentos voluntários (já que uma pessoa não pode criar prova contra si mesma). Deixemos de lado as teorias conspiratórias, e reforcemos os mecanismos de validação e fiscalização. continuar lendo

O CENIPA sempre foi o órgão responsável pelas investigações de acidentes aeronáuticos, e o faz com conhecimento e lisura.
Em várias oportunidades foi prejudicado pela bisbilhotice leiga da Polícia e do MP.
Veio em boa hora essa lei. O controle tem que estar com o CENIPA pela necessidade de serem apuradas as causas, visando prevenção futura, sob o aspecto de revisão material, procedimental e operacional dos envolvidos. continuar lendo

como investiga uma causa de acidente com o avião destruído ou qual que outra
coisa eu acho que e meio divicio porque exemplo com o avião inteiro já não e fácil
concertar agora imagina destruído não e fácil continuar lendo