Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

A força de um ‘boato’

Espalha-se de forma viral diversas informações com o objetivo de causar pânico na sociedade, caso seja levado a sério

Publicado por Fernanda Favorito
há 10 anos

Mdias sociais esto cheias de falsas informaes que podem levar pessoas ao pnico e at mesmo cometer crimes de preconceito

Mídias sociais estão cheias de falsas informações que podem levar pessoas ao pânico e até mesmo cometer crimes de preconceito (J. Renato Queiroz)

Imigrantes haitianos teriam entrado no país pela Amazônia, nas fronteiras com o Peru e Bolívia. Eles seriam portadores do vírus Ebola e estariam disseminando a doença na região, o que poderia causar uma epidemia. A Polícia Militar vai parar no dia 1º de maio, a cidade vai virar um caos e as pessoas precisam evitar sair às ruas ir aos bancos e fazer compras porque podem ser atacadas por criminosos.

Boatos assim aparecem com frequência nas redes sociais e são disseminados com imensa facilidade e rapidez pelo mundo virtual. Na maioria das vezes causam pânico ou situações embaraçosas para as vítimas da “boataria”.

A falsa notícia sobre os haitianos ganhou repercussão entre usuários das redes sociais e causou pânico na população da cidade acreana de Brasiléia, que faz fronteira com a Bolívia, por onde, segundo o boato, os haitianos estavam entrando para o Brasil. Por meio das redes sociais a falsa notícia ganhou o mundo e espalhou medo.

O governo do Acre teve a preocupação de desmentir a notícia falsa e negou qualquer indício da doença e acrescentou que desde a chegada dos primeiros haitianos, em 2010, à cidade de Brasileia, os controles sanitários foram reforçados e colocados em ação campanhas de vacinação para diferentes tipos de doenças.

A dona de casa Waldelúcia Cidade, 29, ficou preocupada com a possibilidade da paralisação da Polícia Militar. Ela recebeu a informação de uma amiga e, embora não tivesse acreditado 100%, decidiu alertar as amigas. Por meio de mensagens pelo aplicativo Whatsapp ela enviou pedidos de oração para que Deus impedisse que o pior pudesse acontecer. “Eu pensei logo na segurança dos meus filhos e dos meus amigos”, disse

O doutor em linguística e análise do discurso, Sérgio Freire, chama a atenção da população para a necessidade de checar as informações e se elas são verdadeiras ou não antes de repassá-las. Pode ser feita junto aos órgãos de imprensa e as instituições relacionas ao boato. No caso dos haitianos, deveria recorrer às instituições de saúde.

Sérgio Freire diz que o mundo hoje está vivendo numa sociedade da visibilidade e que as pessoas fazem de tudo para aparecer e estar em evidência. “Quem não aparece nas mídias sociais não existe”, diz. O que preocupa é que esse desejo de estar em evidência e aparecendo nas redes sociais está transformando o que antes era considerado privado, em público.

Segundo o doutor são várias as razões que levam uma pessoa a criar um boato. Primeiro porque as pessoas sentem a necessidade se mostrar e por isso não medem consequências e desprezam questões éticas pela vontade de aparecer. Alguns fazem como realização pessoal e outros por questões sociais. “A tendência dos boatos é aumentar por conta das do momento político que estamos vivendo”, aposta Freire.

O coordenador do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), João Bosco Ferreira, diz que os boatos surgem devido a atitude fora dos padrões éticos e legais da sociedade. Qualquer pessoa pode por mal caratismo e até vingança colocar a imagem de uma pessoa nas redes sociais e acusá-la de algum crime ou criar boatos com informações mentirosas sobre ela. Isso pode causar prejuízo direto a quem foi envolvido. No caso dos haitianos, qualquer negro vai ser considerado contaminado e isso é um absurdo.

Soluções

Segundo Sérgio Freire, as pessoas são responsáveis pela coisas que dizem na Internet criminalmente e civilmente. “Precisamos criar mecanismos de controle que garantam ao cidadão a sua integridade”, disse. Há a necessidade da criação de uma lei de crimes específicos de Internet. Hoje eles são julgados com o código civil o juiz pega e faz analogia. Para Freire o Marco Civil assinada pela presidente Dilma Rousseff na quarta-feira (23) é um avanço no controle do uso da Internet.

Fonte: Joana Queiroz- http://acritica.uol.com.br/noticias/Amazonas-Manaus-Cotidiano-política-forca-boato-internet-informac...

  • Sobre o autorProfissional de Aviação Civil
  • Publicações537
  • Seguidores1258
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1137
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-forca-de-um-boato/117784352

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

PUBLICAR boatos que tenham a intenção de causar pânico ou terror na sociedade é caracterizado ilícito penal previsto no art. 41 da Lei de Contravencoes Penais: "Art. 41. Provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto".
Portanto, há regramento legal para disciplinar, do ponto de vista jurídico-penal, esse tipo de conduta demonstrada na matéria acima. continuar lendo

O boato sobre a doença é lamentável e realmente deveria ser desmentido o mais rapidamente possível. O que me preocupa e que não desmentiram é a vinda dos haitianos. Nada contra esse povo, muito pelo contrário, povo sofrido. Mas parece-me que eles estão vindo sem o menor controle. Isto é sério. continuar lendo