Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Região Sul do Brasil concentra 100 mil simpatizantes do neonazismo

Em oito anos, País recebeu mais de 228 mil denúncias de sites com apologia ao crime

Publicado por Fernanda Favorito
há 10 anos

Regio Sul do Brasil concentra 100 mil simpatizantes do neonazismo

Imagens da suástica, adoração ao ditador alemão Adolf Hitler, crença na superioridade da raça ariana. Essas expressões parecem retiradas dos livros de história, mas o nazismo ainda encontra eco no mundo atualmente. Os neonazistas extrapolaram os limites da Europa e têm milhares de representantes, inclusive no Brasil.

Com um impressionante número de 45 mil pessoas, Santa Catarina é o Estado brasileiro com a maior concentração de simpatizantes do nazismo. Somados os Estados do Rio Grande do Sul e Paraná, a região Sul soma hoje cerca de 100 mil pessoas que apoiam essas ideias. Os números estão em um estudo realizado pela antropóloga e pesquisadora Adriana Dias, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em 2013.

Um monitoramento da internet feito pela pesquisadora, que estuda o assunto há mais de dez anos, revelou o número de internautas que baixam um volume expressivo de arquivos de sites nazistas. Aqueles que fizeram mais de 100 downloads e não são pesquisadores são considerados simpatizantes.

De acordo com Adriana, os grupos neonazistas eram predominantes no Sul do País, mas nos últimos anos têm crescido no Distrito Federal (8.000 internautas), em Minas Gerais (6.000 simpatizantes) e em São Paulo (29 mil).

O número de denúncias de neonazismo no Brasil expõe uma realidade alarmante. Em oito anos, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, recebeu e processou 228.962 relatos anônimos a respeito de 21.921 sites sobre o tema, com imagens, textos, vídeos, músicas e outros materiais de apologia. As páginas são escritas em sete idiomas — inclusive o português — e foram encontradas em 32 países.

Considerado um crime, o neonazismo é caracterizado pela publicação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda da suástica (também conhecida como cruz gamada) para divulgar ou incentivar o nazismo.

Para denunciar esse tipo de conteúdo, o internauta deve acessar o formulário de denúncia apresentado na Safernet e colar o endereço do link suspeito. O registro é anônimo.

A quantidade de sites em todo o mundo destinados a esse conteúdo cresce expressivamente, na marca de 170%: se em 2002 havia 7.600 endereços, em 2009 o número saltou para 20.502.

O mesmo fenômeno de expansão foi observado nas 250 redes sociais que a antropóloga analisou, já que 91% delas possuem comunidades neonazistas, antissemitas e negacionistas. A pesquisa mostrou também que o número de blogs sobre o assunto cresceu mais de 550%.

Neonazismo na prática

Além das informações disponíveis e de apologia ao crime, o neonazismo também se manifestou na prática em cidades como Botucatu e Belo Horizonte, por exemplo.

Em outubro de 2013, foram encontradas pichações com símbolos nazistas, como a suástica, e ofensas contra homossexuais em pelo menos 12 locais de Botucatu, a 238 km de São Paulo.

Em Belo Horizonte, um jovem de 25 anos, supostamente participante de organizações neonazistas, foi acusado de agredir um catador de materiais recicláveis com uma corrente na Savassi, região centro-sul da capital mineira, e fazer apologia ao nazismo. Ele postou a foto da agressão no Facebook.

Segundo a antropóloga Adriana Dias, não há uma única maneira de entrar no movimento neonazista, mas é comum a história do jovem que, em busca de uma causa, acaba sendo recebido pelo grupo, que o convence de que o negro ou o judeu tomaram o espaço no mercado de trabalho ou na universidade.

Fonte: Agência Brasil e R7 - http://www.tribunahoje.com/noticia/105501/brasil/2014/06/07/regio-sul-do-brasil-concentra-100-mil-si...

  • Sobre o autorProfissional de Aviação Civil
  • Publicações537
  • Seguidores1259
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12588
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regiao-sul-do-brasil-concentra-100-mil-simpatizantes-do-neonazismo/122819354

Informações relacionadas

Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
Notíciashá 5 anos

Justiça absolve dois acusados de colar cartazes exaltando Hitler em Santa Catarina

Rômulo de Andrade Moreira, Procurador de Justiça
Artigoshá 6 anos

A mente de um nazista

Adeilson Oliveira, Advogado
Artigoshá 6 anos

Foi chamado de fascista? Saiba como denunciar este crime

Maicon Queiroz, Advogado
Notíciashá 6 anos

Servidor Público e o exercício de Mandato Eletivo

30 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O interessante de tudo isso é que aos olhos do nazismo, todos eles seriam considerados impuros pela mestiçagem brasileira, e como tal seriam merecedores de uma bela e confortável cama em campo de concentração com direito a chuveiro quente na câmara de gás. Seria cômico se não fosse trágico ... continuar lendo

Deixa o povinho viver o passado. Enquanto isto ele não sente o presente e nem imagina o futuro. Não sou anti-semita, nem membro da antiga TFP bem como não aceito ideologias, mas acredito que a lugar para todos aqueles que não queiram invadir o espaço alheio. Nesta altura do campeonato deveríamos nos preocupar em alterar o presente para desanuviar o futuro. continuar lendo

Comunistas e nazistas são fezes da mesma latrina, são regimes autoritários e sanguinário,responsáveis pelo extermínio de centenas de milhares de inocentes,que segundo estes monstros não tem direito a vida,é hora da sociedade civilizada dar o troco, é urgente o extermínio de destes vermes, pois este tipo de câncer não se trata de outra forma se não com a extirpação,câmara de gás para todos neonazistas, são uns frustados,pois não tem o pau grande de um negro, e suas filhas loiras babam diante de um negrão,kkkkk. continuar lendo

Não... não é tão falsa não! Em Porto Alegre é reincidente a existência de grupos nazistas.
Para que se tenha uma ideia, durante a segunda guerra mundial numa cidade do interior com forte colonização alemã ocorreu até desfile de militares fardados de nazistas.
Por outro lado, qual a diferença entre nazistas e comunistas em termos de formas de agir, hã?
Qual a diferença entre fazer a propaganda de uma mentira até que que se torne verdade como fazia Joseph Goebbels e como faz o PT atual, hein?
Os comunistas (PT) fazem uso da mesma tática nazista... logo, o PT é nazista. continuar lendo

E o restante dos partidos? Somente o PT é o vilão? continuar lendo

O PT é populista. Há grande diferença entre ser populista e nazista. continuar lendo

PT não é apenas comunista, ele é sim populista no sentido de usar o povo para se perpetuar no poder e assim implantar a ditadura comunista no Brasil. Aqueles que ainda não querem ver essa realidade busquem e leiam o decreto Nº 8.243 de maio de 2014. Só pra lembrar, os comunistas educados nas escolas e universidades criadas e controladas pelo PT devem pedir ajuda para interpretar o texto, haja vista que, em sua maioria, são meros analfabetos funcionais. continuar lendo

O PT é um partido da esquerda populista de âmbito latino-americano. Sequer pode ser considerado comunista, embora alguns de seus membros sejam mais radicais. Comparar o PT com nazistas é muita desinformação histórica. Leia o que fizeram Goebbels, Himmler e cia. O PT dispõe sim de uma grande máquina de propaganda, mas comparar os métodos de Goebbels com o PT, acho que nem a Veja ousaria cometer essa bobagem. E todos os partidos falam mentiras. Isso é da natureza de agremiações político-partidárias. continuar lendo