Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Suspeito de divulgar vídeos de sexo tem audiência marcada, em Goiás

Jovem espera que ele pague pelos crimes de injúria e difamação. Garota de 20 anos teve imagens íntimas postadas em redes sociais.

Publicado por Fernanda Favorito
há 10 anos

Quase um ano após ter vídeos de sexo divulgados em um aplicativo de celular e nas redes sociais, a estudante de 20 anos, que ficou conhecida como Fran, se prepara para uma audiência conciliatória, em outubro, com o homem suspeito de publicar as imagens. A advogada da vítima, Darlene Liberato, ofereceu queixa na Justiça contra o jovem por injúria e difamação. “Infelizmente, sei que casos como o meu são tratados com impunidade, mas espero que a justiça seja feita”, disse a jovem em entrevista ao G1.

Procurado pelo G1, o advogado do suspeito de divulgar as imagens, Hugo de Angelis Bastos, não se pronunciou até a publicação desta reportagem. Por telefone, ele disse, na última sexta-feira (25), que não podia falar na ocasião. Já na segunda-feira (27), o advogado não atendeu às ligações.

Na audiência, o suspeito pode assumir ou não ter cometido o crime. Para Darlene Liberato, ele optará pela conciliação e não chegará a ser detido. “Se ele aceita a proposta, a pena é revertida para o pagamento de cesta básica. Claro que ele vai concordar. Mas, se não concordar, o juiz marca a audiência de instrução e dá continuidade ao processo”, explica a advogada.

Posteriormente, Darlene afirma que vai entrar com ação por danos morais e materiais contra o suspeito. “Ele acabou com a vida dela”, ressalta a advogada. Fran afirma que superou o fato, mas ainda sofre muito e é afetada pela divulgação das imagens.

Impunidade

Investigado pela Delegacia de Atendimento Especial à Mulher (Deam), o crime foi considerado pela Polícia Civil apenas como injúria porque não se conseguiu comprovar que o autor das imagens foi quem divulgou os vídeos. “Ele eliminou o celular, que era a prova para esta constatação. O Judiciário disse que ele não era obrigado a entregar o celular. Se o Judiciário disse que ele não tem essa obrigação, quem somos nós para obrigá-lo”, explica a delegada responsável pelo caso e titular da Deam, Ana Elisa Gomes Martins.

Ela pondera que situações desta natureza ainda não possuem legislação específica, por isso, são enquadrados em crimes contra a honra. “As vítimas ficam praticamente desamparadas. Se o autor a xinga, ofende a sua moral, é considerado injúria. Se ele fala que vai divulgar um vídeo em tom de ameaça, é crime de ameaça. Imagino que o prejuízo é infinitamente maior se ele pega um vídeo e passa para todo mundo do que só uma ameaça ou injúria. O prejuízo é muito maior quando tem sua imagem exposta”, disse Ana Elisa.

Para a delegada, é imprescindível que haja uma legislação específica para este tipo de crime. “O autor não fica inibido porque não tem pena. É extremamente urgente que a legislação se alerte para isso”, ressaltou.

Vídeos

Os vídeos foram divulgados em outubro do ano passado via mensagens de celular e na web. Nas imagens, é possível ver a estudante em atos sexuais. O caso ganhou repercussão e virou meme [termo usado para frases, imagens e vídeos que se disseminam na internet de forma viral].

As gravações se propagaram rapidamente pelo aplicativo de celular. Em um dos vídeos, a jovem aparece fazendo um sinal de 'OK'. O símbolo virou piada nas redes, com montagens de políticos. Fotos de celebridades fazendo o gesto também começaram a ser usadas pelos internautas. No entanto, algumas imagens teriam sido tiradas antes da polêmica e não se referiam ao caso.

Na época em que as imagens foram divulgadas, Fran afirmou que não se arrependeu de gravar os vídeos porque fez por amor. “Era com uma pessoa que eu amava e em quem eu confiava”. Só que isso não deveria ter sido mostrado para ninguém”, disse. No entanto, por causa da publicação dos vídeos, ela disse que sua vida "virou um inferno".

Recomeço

Atualmente, a sensação de Fran é de superação e recomeço. Segundo a estudante, que é mãe de uma menina de 2 anos, o apoio da família e de amigos tem sido fundamental para que ela se recupere. "Minha filha me dá forças todos os dias para superar cada obstáculo da vida. Mudou tudo, mas o que aconteceu me deixou mais forte e capaz de superar qualquer desafio”, afirma.

FONTE

  • Sobre o autorProfissional de Aviação Civil
  • Publicações537
  • Seguidores1258
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações524
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspeito-de-divulgar-videos-de-sexo-tem-audiencia-marcada-em-goias/129935841

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Infelizmente, ainda existem pessoas que por prova de amor, postam vídeos, fotos comprometedoras com "pessoas que amam e confiam".
Tenho uma filha, converso sempre com ela quando estes assuntos aparecem na mídia, e chegamos a mesma conclusão, se o amor pede esta prova, não é amor, é prova de ameaça futura.
Quem ama cuida, educar os filhos e orienta-los, maior prova de amor. continuar lendo

É necessário e urgente que as leis deixem de ser feitas por políticos e passem a ser feitas por pessoas que realmente conheçam o Direito.
Só assim teremos leis mais justas, sérias e menos lacunosas. continuar lendo

Os assessores dos políticos são todos especialistas em várias áreas, inclusive no direito. Se as leis têm lacunas, essas lacunas decorrem da limitação do próprio idioma escrito, ou até mesmo da intencionalidade dos autores. continuar lendo

Prezados.

Lei nenhuma fará com que outras "Fran's" tenham a perspicácia em perceber o lixo com quem estão se relacionando e confiando.

Nesta época, com a evolução da informática e profusão de meios para sua utilização, é impossível resgatar totalmente e desaparecer com um filme ou foto indevidamente postado, pois basta um download do mesmo por alguém e renomear o arquivo para que possa ser reproduzido indefinidamente sem que as ferramentas de busca dos melhores sites consigam identificar e bloquear. continuar lendo

A criação desenfreada de leis que busquem mais e mais punições, com certeza não é a saída para tais situações. Esse tipo de problema prospera desde os tempos em que se usava somente email, afinal, quem não recebeu fotos de "caiu na net". O Direito Penal deve respeitar o princípio da intervenção mínima e, não regular todo e qualquer ato imoral da sociedade, aliás, foi um deslize dela em confiar e expor toda sua intimidade e uma tremenda sacanagem do rapaz em ter publicado o vídeo. A seara civil já trata da responsabilidade, do dano moral, do desrespeito a imagem, honra, etc. Editar Lei e ampliar o Código Penal, estabelecendo mais um delito, AO MEU VER, não é a solução. continuar lendo